“A IMPORTÂNCIA DA BIODIVERSIDADE PARA A HUMANIDADE”.

A Terra apresenta diversas espécies como animais, vegetais e micro-organismos, além da espécie humana, dentre as quais muitas já foram extintas e outras ainda são desconhecidas para a ciência. Essa diversidade de vida, chama-se biodiversidade, que é a variedade de vida existente na natureza. É graças á biodiversidade, que se pode obter alimentos, roupas, medicamentos e energia, representando uma das maiores riquezas do planeta terra, embora seja pouco valorizada. A sua importância para o bem-estar e a saúde humana ganhou destaque quando o processo de perda da diversidade biológica alertou para a necessidade da conservação e do uso racional dos recursos naturais, com proteção de serviços dos ecossistemas naturais. E também diante da escalada de impactos ambientais causados pelo homem na biosfera e do reconhecimento da valoração dos ecossistemas naturais e do imenso potencial que as espécies têm para a economia humana em geral e como fonte potencial de fármacos em particular (Millennium Ecosystem Assessment, 2005; Chivian & Bernstein, 2008).

A destruição e a alteração dos ecossistemas naturais, resultando em perda da biodiversidade, são consequências da interferência não controlada do homem na natureza, incluindo expansão urbana, conversão da cobertura vegetal natural em pastos ou campos agrícolas, mudanças climáticas e grandes obras de infraestrutura, usinas hidrelétricas e outras formas de transformações do ambiente natural.

A crescente atividade humana tem impactado os ecossistemas naturais, perturbando a estrutura e a função do sistema natural, ocasionando perda e alteração da biodiversidade, como se tem verificado, por exemplo, com o bioma Cerrado (Alho, 2005b). Com isso, algumas espécies mais sensíveis e exigentes em requisitos ambientais desaparecem, enquanto outras mais resistentes se beneficiam das alterações para crescerem em abundância. São perturbações que causam efeitos deletérios no bem-estar e na saúde humana.

A conservação da biodiversidade e a proteção dos ecossistemas naturais não implicam necessariamente confrontar o avanço do homem e o retorno da sociedade ao convívio primitivo com a natureza. Como por exemplo as novas técnicas de produção da agropecuária e o avanço da biotecnologia, têm permitido produtividade de alimentos e novos medicamentos para a humanidade. O progresso social, científico e tecnológico da humanidade tem que ser celebrado. Contudo, a defesa da biodiversidade é também essencial ao homem, para assim manter o avanço da sociedade em consonância com a preservação da biodiversidade.

Fonte: Adaptado de Alho, C.J.R. (2019).

Para ler o artigo completo na intriga, acesse o link: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142012000100011

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu