PRECEND é um programa criado pela COPASA, visando a destinação adequada dos efluentes líquidos de empreendimentos, gerados nos processos produtivos e na prestação de serviços, promovendo a despoluição dos cursos d`água.

Trata-se de um Programa de Recebimento e Controle de Efluentes Não Domésticos, para ser desenvolvido em atividades que interferem diretamente no meio ambiente. Assim, os estabelecimentos, que optarem por lançar seus efluentes na rede pública coletora de esgotos, que vão repassar para a Copasa a responsabilidade pela sua destinação correta, atendendo as exigências dos órgãos ambientais para o controle da poluição ambiental.

O projeto segue as exigências da Norma Técnica T-187, determinando os critérios para o lançamento de Efluentes Não Domésticos no sistema de coleta público. O projeto é dividido em duas etapas: 

​I- A primeira parte tem por finalidade demonstrar a atual situação do empreendimento, características, processo produtivo, produtos químicos utilizados no processo produtivo e na limpeza do empreendimento e a situação atual da rede de efluentes sanitários demonstrando o caminho dos efluentes domésticos – ED e dos efluentes não domésticos – END, pontos de interconexão. Além disto, deve demonstrar as estruturas de captação pluvial, bem como propor como será realizado o plano de amostragem de efluentes na segunda parte.

II- A segunda parte tem por finalidade caracterizar o efluente através do plano de amostragem e dos resultados das análises laboratoriais, bem como realizar as adequações necessárias na rede coletora de efluentes, ou até mesmo a instalação de sistemas de tratamentos de efluentes e realizar um plano de monitoramento da qualidade de efluentes gerados e/ou tratados durante a vigência do contrato com a COPASA.

Sendo assim, os objetivos do PRECEND, segundo a Copasa são regularizar o estabelecimento perante o órgão ambiental, no que diz respeito aos efluentes líquidos, assegurar a integridade das tubulações que recebem toda sorte de despejos, proteger o sistema coletor contra corrosão, incrustação, obstrução e vapores tóxicos, entre outros

Fonte: Cartilha da Copasa, 2020.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu