A Caatinga é um importante bioma brasileiro, principalmente por ser o único bioma exclusivo do nosso país. O nome Caatinga significa, em tupi-guarani, “mata branca”.

O clima encontrado na caatinga é o semiárido, vegetação com poucas folhas e adaptadas para os períodos de secas, além de grande biodiversidade.

Na caatinga acontece uma adaptação climática das plantas e animais, isso ocorre, pois, o bioma e afetado por secas extremas e períodos de estiagem, com isso a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. Há grande presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, além da presença de cactos e bromélias. 

A vegetação da Caatinga tem como característica principal o fato de se adaptar à aridez do solo e à escassez de água na região.  A diversidade de animais em ambientes de clima árido e semiárido seja menor do que em florestas tropicais, por exemplo, é um equívoco falar que a Caatinga é um bioma pobre em termos de espécies animais. A Caatinga abriga na verdade várias espécies de mamíferos, aves, anfíbios, répteis, peixes e outros. Além disso, muitas espécies são exclusivas desse bioma.

A Caatinga possui cerca de 327 espécies endêmicas. São 13 espécies de mamíferos, 23 de lagartos, 20 de peixes e 15 de aves que são exclusivas da região. Já entre as plantas há cerca de 323 espécies endêmicas.

Aproximadamente metade da paisagem da Caatinga já foi destruída pela ação do homem. É estimado que de 15% a 20% do bioma estão em alto grau de degradação.

A caatinga foi o território em que os cangaceiros mais transitaram no final do século XIX e começo do XX. Eles usavam roupas e chapéus de couro para se protegerem da vegetação cheia de espinhos da Caatinga.

Fonte: MMA, 2020.




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu