Conheça alguns dos incríveis Parques Urbanos espalhados pelo Brasil e no mundo
Os Parques têm desempenhado um papel fundamental para o êxito das cidades. Eles têm intuito de serem agradáveis e acolhedores, para se equilibrarem com a realidade de adensamento populacional e geração de poluição e resíduos, comuns na vida urbana .
Um parque e a área preservada permitem à população ter contato com a natureza, além de serem espaços utilizados para trocas culturais e sociais. Entretanto, um Parque para ser “vivo” deve ter em sua programação várias atividades, como feiras/ mercados ao ar livre, para lhe darem dinamismo comercial, incentivo a atividades físicas, exposições de arte. Outro ponto importante na criação dos parques e que vão além de espaços de preservação da natureza, é permitir a socialização entre pessoas.
Atualmente, as cidades estão se dando conta de que os parques podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida urbana, formando um refúgio para a população.
PARQUE DO IBIRAPUERA- SÃO PAULO
O Parque Ibirapuera é um parque localizado no estado de São Paulo, projetada pelo fantástico arquiteto Oscar Niemeyer.
Foi um local criado para socialização através do lazer e do esporte que, além de parque, constituiu uma atração da maior cidade da América Latina.
Ele é ponto de encontro por excelência. Além dos museus que atraem a parte da população interessada nas artes, conta com uma boa estrutura para práticas de esportes, proporciona uma extensa lista de atividades, o que atrai pessoas dos mais diversos perfis criando um ciclo positivo na rotina do parque.
BOSQUES DE PALERMO, BUENOS AIRES
Inaugurado em 11 de novembro de 1875 pelo presidente da época, Nicolás Avellaneda, que queria oferecer ao povo um parque que fosse referência para passearem. De acordo com a Royal Holiday, que administra cerca de 80 hectares com várias atrações, como o Momumento de Los Espanõles, um presente da Espanha para marcar o centenário da Revolução de Maio.
CENTRAL PARK, NOVA YORK
Está entre os Parques mais famosos do mundo, já foi cenário de diversos filmes e é um dos pontos turísticos mais visitados de Nova York e recebe cerca de 40 milhões de pessoas por ano. Foi o primeiro parque público planejado dos Estados Unidos, funcionando desde a segunda metade do século 19 e reunindo diversas atrações que seguem as estações do ano.
Fonte: saopaulosao.com.br