ISO 14.001

A ISO 14.001 é uma norma internacional que, aqui no Brasil, é traduzida e publicada pela ABNT, representante nacional da Organização Internacional de Padronização (ISO). Assim, a norma é conhecida no Brasil como ABNT NBR ISO 14.001.

Essa norma define todos os requisitos necessários para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa e determina todos os fatores ambientais que devem ser levados em conta para a implementação desse sistema, como poluição do ar, gestão de resíduos e contaminação do solo.

O primeiro passo para uma empresa obter essa certificação é aperfeiçoar ou desenvolver procedimentos e controles relativos aos aspectos ambientais de suas atividades (implementar ou aperfeiçoar sua gestão de resíduos, por exemplo). Além disso, ela deve garantir que esses processos e controles estão funcionando de acordo com as exigências da Norma, para assegurar que receberá a certificação.

Quando todo o Sistema de Gestão Ambiental estiver implementado, a empresa deve solicitar uma Auditoria Externa, que será realizada por um Auditor de um dos Órgãos Certificadores do país. Durante a auditoria, o auditor irá verificar todos os processos da empresa e seu atendimento à Norma. Ao fim da Auditoria (que pode durar mais de um dia, dependendo do tamanho da empresa), caso os processos da empresa estejam de acordo com os requisitos estabelecidos pela ISO 14.001, a empresa receberá esse Certificado Internacional.

Os benefícios da ISO 14001 são:

– Melhora da imagem e credibilidade – Ao assegurar aos seus clientes que você tem um comprometimento com uma gestão demonstrável dos seus impactos ambientais, você pode melhorar sua imagem e participação no mercado através da manutenção de uma boa imagem pública e relações melhoradas com a comunidade.

– Melhora do controle de custos – Uma melhoria que todas as organizações estão buscando é a redução de custos. O SGA pode ajudar com isto por meio da conservação de energia e de matéria prima, enquanto reduzindo incidentes nos quais a organização pode incorrer em custos de responsabilidade e controles ambientais melhorados podem ajudar a obter seguro a custos reduzidos para a organização.

– Tomada de decisões com base em evidências – Ao assegurar que você está usando dados precisos para tomar suas decisões sobre o que melhorar, você pode aumentar enormemente as chances de que suas melhorias serão bem-sucedidas na primeira tentativa ao invés de ter várias tentativas malsucedidas. Ao usar estes dados para rastrear o seu progresso você pode corrigir estas iniciativas de melhoria antes que elas “saiam dos trilhos”, o que pode lhe economizar custos e tempo.

– Criação de uma cultura de melhoria contínua – Com melhoria contínua, você pode trabalhar rumo a melhores processos e impactos ambientais reduzidos de uma forma sistemática de forma a melhorar sua imagem pública e potencialmente reduzir seus custos, como identificado acima. Quando uma cultura de melhoria é criada, as pessoas estão sempre buscando formas de tornar seus processos melhores, o que torna a manter o SGA mais fácil.

– Engajamento do pessoal -Tendo a escolha entre trabalhar para uma organização que mostra preocupação com o ambiente ao seu redor e outra que não faz isso, muitas pessoas prefeririam a primeira organização. Ao engajar seus empregados em um esforço de grupo para reduzir sua pegada ambiental você pode aumentar o foco e a retenção dos empregados.

Fonte: www.nomus.com.br

           Advisera.com


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu